• Mariana Aguiar

Assinatura Digital | Tudo o que precisa de saber

Atualizado: 28 de out. de 2021


O que é uma assinatura digital?


A assinatura digital faz parte do processo de transformação digital das empresas com a desmaterialização de documentos financeiros, dispensando a necessidade de impressão de faturas. Parte desta desmaterialização consiste na emissão, envio, receção e arquivo digital de documentos fiscalmente relevantes tais como faturas e notas de crédito em formato PDF.


É um documento semelhante à fatura convencional, excetuando que o seu formato é eletrónico e não em papel, apresentando o mesmo valor desde que sejam seguidas as obrigatoriedades legais que garantem a autenticidade da origem do documento e a integridade do seu conteúdo, isto é, que confirma e valida as informações do emissor e que o documento não sofreu alterações.


Atualmente, de acordo com a lei europeia, emitir um documento em formato PDF e proceder ao seu envio por e-mail já não é considerado uma fatura eletrónica.



Posso enviar uma fatura assinada digitalmente por e-mail, mantendo o valor legal de uma em papel?


Sim! A solução desenvolvida pela WIG, integrada no ERP Millennium, permite assinar eletronicamente as suas faturas em conformidade com o Artigo 12º do Decreto de Lei nº28/2019, sem necessidade de documentos físicos ou introdução manual de informação.


Esta solução envolve uma parceria com uma entidade certificada – a Saphety. Deste modo, pode sempre garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ter um certificado digital qualificado emitido por uma entidade certificada autorizada que permite o reconhecimento inequívoco da pessoa ou empresa responsável pela emissão do documento em Portugal e em toda a Comunidade Europeia.



Como verificar a assinatura digital?


Para verificar se um documento contém assinatura digital e quem o assinou, basta aceder ao painel de assinaturas digitais de um leitor de documentos PDF tal como Acrobat Reader.



Assinatura Digital de faturas e notas de crédito no ERP Millennium


No ERP Millennium basta registar uma fatura e caso o cliente esteja selecionado para assinatura digital, é automaticamente invocado o processo de assinar o documento digitalmente e este é enviado ao cliente por e-mail automaticamente.


O certificado digital da assinatura é emitido pela Saphety, sendo necessário adquirir externamente um plano de assinaturas digitais.




Consulte o manual de instruções da integração


Clique neste link para fazer o download do manual de instruções:

https://drive.google.com/file/d/1NixUN6c6QVmmHF_bdKvkx1h7Ndk7m68m/view?usp=sharing


Apresentamos de seguida o manual. Aconselhamos o download uma vez que pode visualizar os vídeos instrutivos.



Para mais informações, contacte-nos!



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WIG - Informática de Gestão, Lda.