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Fatura Eletrónica e Assinatura Digital

Bem-vindo à transformação digital do processo de faturação.
Automatize a sua comunicação com clientes e fornecedores com o ERP Millennium, com a segurança do cumprimento das obrigações legais.

O que é a Fatura Eletrónica?

A fatura eletrónica faz parte do processo de transformação digital das empresas com a desmaterialização de documentos financeiros, dispensando a necessidade de impressão de faturas. Esta desmaterialização consiste na emissão, envio, receção e arquivo digital de documentos fiscalmente relevantes tais como faturas e notas de crédito, sejam elas em formato PDF ou XML. 
É um documento semelhante à fatura convencional, excetuando que o seu formato é eletrónico e não em papel, apresentando o mesmo valor desde que sejam seguidas as obrigatoriedades legais que garantem a autenticidade da origem do documento e a integridade do seu conteúdo.
Atualmente, de acordo com a lei europeia, emitir um documento em formato PDF e proceder ao seu envio por e-mail já não é considerado uma fatura eletrónica.

Quais as regras e específicações?


Resumidamente, para o processo estar em conformidade com o Artigo 12º do Decreto de Lei nº28/2019 deve existir um consentimento da emissão por via eletrónica por parte do destinatário e ser adotado um destes procedimentos para garantir a autenticidade da origem e integridade dos documentos: assinatura eletrónica qualificada, selo eletrónico qualificado ou utilização de sistemas EDI (Eletronic Data Interchange). 

A Administração Pública e todas as entidades fornecedoras do Estado, segundo o Decreto-Lei nº 123/2018, têm que obrigatoriamente aderir à faturação eletrónica e emitir, transmitir e receber faturas num formato eletrónico estruturado definido por um modelo standard (CIUS-PT), de modo a que estas possam ser integradas diretamente nos sistemas das entidades públicas sem necessidade de processos manuais.

A solução desenvolvida pela WIG, integrada no ERP Millennium, permite assinar eletronicamente as suas faturas em conformidade com os Decreto-Lei anteriormente mencionados sem necessidade de documentos físicos ou introdução manual de informação. Esta solução envolve uma parceria com uma entidade certificada – a Saphety. Deste modo, pode sempre garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ter um certificado digital qualificado emitido por uma entidade certificada autorizada que permite o reconhecimento inequívoco da pessoa ou empresa responsável pela emissão do documento em Portugal e em toda a Comunidade Europeia.

Quais os prazos de implementação?

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E quais os benefícios para a minha empresa?

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Aumente a produtividade e eficiência administrativa da sua empresa com a eliminação de processos manuais, reduzindo possíveis erros de informação.
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Trabalho remoto? Sem problema, permita manter a operacionalidade da sua faturação com uma solução 100% paperfree.
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Otimize os seus recursos e diminua os custos da faturação tradicional em papel tais como materiais de impressão (tinteiros, papel, etc.) e envio;
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Aumente a rapidez dos ciclos de faturação com a diminuição dos tempos de envio e receção de faturas, gerando maior liquidez para a empresa. 
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Garanta a integridade e autenticidade da fatura, cumprindo as obrigações legais destas e do seu arquivo digital para consulta;
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Contribua para um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo que atribui à empresa uma imagem inovadora e responsável. 

Integração com o ERP Millennium